devall_01

/dev/All “Podcast” – Primeira edição – O que é o programador?

Finalmente a primeira edição do “Podcast” /dev/All, que não será bem um podcast, mas sim um encontro!

O que me motivou

Quando comecei meu blog o objetivo era ter uma espécie de caderno virtual que eu pudesse usar para consultar soluções que encontrava para os problemas no meu dia a dia como programador. Conforme o tempo passava, claramente o foco mudou e os aspectos humanos do ofício passaram a ser meu assunto favorito. No final das contas, o que realmente me fascinava eram as pessoas que realizam o ato de programar e toda a cultura que as envolve, desde o ambiente de trabalho até os arquétipos que moldam e definem esta cultura.

E as histórias que envolvem este ofício são extremamente ricas! O problema é que sua melhor transmissão não se dá pela escrita, mas pelo relato falado de seus protagonistas. Há detalhes difíceis de descrever em palavras que só se manifestam de uma forma clara na voz do locutor, aspectos muito difíceis de serem descritos por escrito (talvez seja impossível).

Mais do que os aspectos humanos, por que não falar também não só das tecnologias que dominam o momento, mas daquelas que todos tem curiosidade em conhecer e pouco se fala a respeito? Assuntos como COBOL, programação assembler, redes neurais, velharias, sistemas operacionais excêntricos, gambiarras, enfim: tudo aquilo que faz parte do nosso dia a dia, mais que os assuntos do momento. Aqueles tópicos que muitas vezes parecem tolos em um primeiro momento mas que são os formadores da nossa cultura e desta criatura que chamamos de programador, desenvolvedor, profissional de TI, etc.

O formato “final”

Nossos primeiros ensaios foram seguindo o formato de podcast padrão. E por mais que tenham havido conversas formidáveis, quando ouvia na sequência sempre achava o resultado muito artificial. Sendo assim por que não correr um risco maior e, no processo, ainda se divertir com ele?

Foi quando, em um hangout com o Felipe Mamud sobre Groovy a ficha caiu como um raio sobre nós: não algo editado, mas ao vivo, improvisado, com um roteiro mínimo (quase inexistente): uma conversa. Uma conversa ao vivo não com apenas alguns participantes, mas qualquer um que queira se juntar a nós e contar suas histórias.

E se ocorrerem imprevistos durante a conversa (como por exemplo uma pessoa entrar falando em árabe coçando suas genitálias em público tal como ocorreu em nosso hangout sobre Groovy (duas vezes!)), perfeito!

Nosso “Podcast” será um Hangout que, depois, quem sabe, talvez até mesmo possa ser editado com os melhores momentos, mas essencialmente uma conversa, tal como a que temos ao nos encontrarmos em um bar. E todos vocês estão convidados a partir de AGORA!

Tema do primeiro encontro: o que é o programador?

Quem é o programador? Como as pessoas se tornam programadores e o que as inspiraram a seguir este caminho? Quais os tipos de programadores? Quais as suas histórias, dramas e êxitos? Por que damos tantos nomes a esta personagem? Há realmente esta necessidade?

Neste primeiro encontro teremos, além de mim, Felipe Mamud, Plínio Balduino e Aldrin Leal e, claro, você que poderá participar conosco.

Quando e como participar

Hoje (3/12/2015) às 20 horas (horário de Brasília) por Hangout. Basta clicar neste link.

PS: desculpem o aviso assim tão em cima no blog

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>