Introdução Vamos mostrar como utilizar o Selenium WebDriver com o Chrome Headless para a executar testes de aceitação automatizados web. Ao final desse artigo você será capaz de executar o S (...)
Introdução Este post é um caso de uso de uma situação prática que vivenciei recentemente na empresa onde trabalho e como utilizei as JUnit Categories como parte da solução. Vou descrever o c (...)
Introdução Neste post vou mostrar de forma sucinta e prática como testar exceções em Java, utilizando o framework JUnit 4. Vou demonstrar 3 formas de escrever testes unitários que verificam (...)
O que é o CasperJS? O CasperJS é uma ferramenta escrita em JavaScript que permite a geração de scripts de navegação e testes para o PhantomJS. O PhantomJS funciona como um browser headless. (...)
Introdução Uma das características fundamentais de um bom teste unitário é ser isolado. Para que ele execute rápido, fornecendo feedback ao desenvolvedor, ele deve ser isolado. Quando digo i (...)
Introdução Quem trabalha com o AngularJS, já leu sua documentação ou simplesmente assistiu uma apresentação tendo o framework como tema, deparou-se com uma lista de vantagens em utilizá-lo: (...)
Introdução Você já parou para pensar a quantidade de código JavaScript que escrevemos atualmente? Em nossas aplicações web, cada vez mais e mais escrevemos código em JavaScript. Seja no lad (...)
Introdução Os testes de unidade são o tipo de testes mais comuns – e por que não dizer os mais importantes – dentro de uma aplicação. A maior parte da quantidade de testes que escrevemos são (...)
Introdução Automatizar testes de software tem se tornado quase que uma regra geral no desenvolvimento de aplicações. Os testes de aceitação não fogem a essa regra – no post anterior mostrei (...)
O que é o Selenium? Por que usá-lo? Fazer os testes de aceitação de uma aplicação web costuma ser bastante trabalhoso. A cada nova versão lançada da aplicação existe um conjunto de funcion (...)