/dev/Maurício Aniche

/dev/Maurício Aniche

Mauricio é mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), onde fez sua pesquisa sobre TDD e sua influência no design de classes, e que resultou em seu livro “Test-Driven Development: Teste e Design no Mundo Real”, bastante popular no país. É também aluno de doutorado pelo mesmo instituto, onde pesquisa mineração de repositório de código e engenharia de software. Palestrante nos principais eventos da indústria (QCON, Agile Brazil, TDC, SBES) e da academia (Agile, ICSME, SCAM, ICST, SBES). No mercado de trabalho há 10 anos, atualmente atua como instrutor e líder técnico na Caelum | Ensino e Inovação, uma das mais reconhecidas empresas de treinamento em Java e agilidade do Brasil.
 

Blog

Últimos posts

Como garantir que nossa bateria de testes está boa? Essa é uma pergunta importante, afinal de nada adianta termos testes automatizados se eles não forem bons o suficiente. Uma maneira bem co (...)
Em: Maurício Aniche, Publicado em 15/02/2016, Cliques: 220
Pré-processadores CSS estão na moda. Afinal, eles dão poder para CSS que, por natureza são simples, mas nada fáceis de manter. O pessoal da Universidade de Concórdia acabou de fazer um estud (...)
Em: Maurício Aniche, Publicado em 20/01/2016, Cliques: 180
TL;DR: Suas classes com regras de negócio não podem depender de infraestrutura. Elas devem ser facilmente testáveis por meio de testes de unidade. Dependências devem ter interfaces amigáveis (...)
Em: Maurício Aniche, Publicado em 16/12/2015, Cliques: 186
Construtores são legais, afinal, eles nos permitem garantir que uma classe não será instanciada sem alguns dados básicos. No entanto, a dúvida sempre aparece: o que devemos passar pelo const (...)
Em: Maurício Aniche, Publicado em 28/11/2015, Cliques: 218
Será que fazemos o que falamos? Falamos o que fazemos? Em um estudo bastante interessante, os pesquisadores monitoraram programadores usando o Eclipse, e vejam o que encontraram: A maioria d (...)
Em: Maurício Aniche, Publicado em 06/10/2015, Cliques: 191
Recebi esses dias um e-mail bastante interessante. A pergunta era: devo ou não devo testar o código abaixo? A pergunta é bastante válida, afinal podemos pensar em dois caminhos diferentes pa (...)
Em: Maurício Aniche, Publicado em 14/09/2015, Cliques: 222
No post anterior, discutimos um pouco sobre pensar nos vários cenários. E conseguimos! Agora que nossa bateria de testes está legal, perceba a segurança que ela nos dá. Podemos abrir o métod (...)
Em: Maurício Aniche, Publicado em 02/09/2015, Cliques: 210
No post passado, escrevemos testes para o FizzBuzz. E foi fácil: criamos a classe FizzBuzzTest e escrevemos lá métodos, com diferentes entradas e saídas. A grande charada é que, como conhece (...)
Em: Maurício Aniche, Publicado em 01/09/2015, Cliques: 202
Olá, Para comemorar os 50 posts do meu blog, farei uma série sobre primeiros passos com testes de unidade. Então, se ainda não pratica, essa é a hora! Bem, pra testar código, significa que p (...)
Em: Maurício Aniche, Publicado em 31/08/2015, Cliques: 223
Semana passada, Alberto Souza e eu fizemos um Hangout sobre arquitetura de software. E uma pergunta que nos fez pensar bastante foi “o que é um arquiteto de software?” Não sei se há uma defi (...)
Em: Maurício Aniche, Publicado em 26/08/2015, Cliques: 238