/dev/Marcos Brizeno

/dev/Marcos Brizeno

Ciêntista da Computação pela Universidade Estadual do Ceará e atualmente Consultor Desenvolvedor na ThoughtWorks Brasil. Trabalho com desenvolvimento Web e também executa atividades de pesquisa sobre novas tecnologias e tendências no Desenvolvimento de Software. Apaixonado por Engenharia de Software e Metodologias Ágeis.
 

Blog

brizeno.wordpress.com
https://brizeno.wordpress.com/

Últimos posts

Já parou para pensar nas ferramentas que você, desenvolvedor, usa no dia-a-dia? Do editor de texto/IDE até como o software é implantado em produção, o que você utiliza precisam oferecer uma (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 30/06/2017, Cliques: 48
Aplicar um Padrão de Projeto pode ser um processo não muito simples, então siga essas dicas para ter mais confiança e entendimento antes de começar. Se quiser ir mais afundo no tema e entend (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 29/03/2017, Cliques: 79
Você provavelmente já ouviu alguém falando em refatoração, mas será que a pessoa realmente estava falando de refatoração? Qual a diferença entre refatorar e apenas modificar o código? Se qui (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 02/03/2017, Cliques: 79
No post anterior vimos como os dublês de testes, mais conhecidos por mocks, podem nos ajudar a testar alguns cenários “impossíveis”. Vamos então entender como deixar nossos testes mais confi (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 28/09/2016, Cliques: 100
No posto anterior fizemos o famoso FizzBuzz utilizando os testes como guia e analisando as decisões de design tomadas ao longo do desenvolvimento. No entanto, no mundo real nem tudo consegue (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 22/09/2016, Cliques: 96
TDD é uma técnica que requer prática, como já falei nos outros posts da série Aprendendo TDD! Então precisamos praticar! Nesse post vamos pegar um exemplo simple, o Fizz Buzz e desenvolvê-lo (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 13/09/2016, Cliques: 112
Uma das partes mais difíceis de fazer TDD é pensar em um código que não existe. Como você chama o método? Como vai fazer as asserções pra garantir que ele funciona? Na verdade essa reflexão (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 06/09/2016, Cliques: 101
Você provavelmente já jogou o jogo da velha antes, então deve conhecer bem as regras e condições de vitórias. Então vamos usar esse conhecimento para exercitar a escrita de testes. Testando (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 31/08/2016, Cliques: 117
“Nossa, o condicional desse if está muito grande e confuso…”, você pensa ao tentar entender a lógica de processamento de pagamento da aplicação. Até pensa em refatorar e extrair a lógica pra (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 23/08/2016, Cliques: 111
Sabe quando você precisa encontrar aquele bug demoníaco e não faz a menor ideia de onde ele está? Ai você começa a debugar o código e põe break point em tudo que é lugar pra tentar entender (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 12/07/2016, Cliques: 159