/dev/Marcos Brizeno

/dev/Marcos Brizeno

Ciêntista da Computação pela Universidade Estadual do Ceará e atualmente Consultor Desenvolvedor na ThoughtWorks Brasil. Trabalho com desenvolvimento Web e também executa atividades de pesquisa sobre novas tecnologias e tendências no Desenvolvimento de Software. Apaixonado por Engenharia de Software e Metodologias Ágeis.
 

Blog

brizeno.wordpress.com
https://brizeno.wordpress.com/

Últimos posts

No último posts da série GraphQL + Rails na prática vamos ver como criar tipos específicos para inputs que facilitam o reuso do código. Voltando no arquivo que define as mutações (‘app/graph (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 09/03/2018, Cliques: 31
Assim como é uma boa prática manter o Controller livre de lógica em aplicações REST, no mundo GraphQL é importante seguir a mesma ideia e evitar colocar muito código junto com a definição de (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 06/03/2018, Cliques: 22
Nos posts anteriores vimos como podemos expor dados de maneira bem simples e flexível com GraphQL, agora vamos ver como podemos criar e modificar dados seguindo a mesma ideia de grafos. Cria (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 01/03/2018, Cliques: 27
Nos outros posts vimos o básico para começar a expor dados através de tipos, mas o real poder de GraphQL vem quando organizamos os dados em um grafo. A ideia básica é que criemos nós (os tip (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 26/02/2018, Cliques: 22
No post anterior vimos como configurar uma aplicação Rails API para expor um endpoint GraphQL. Agora vamos entender como podemos expor objetos modelos de maneira fácil via GraphQL. Criando m (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 23/02/2018, Cliques: 23
GraphQL é uma linguagem de busca que é exposta através de uma API e é executada no lado do servidor através de um sistema de tipos fácil de utilizar. Nessa série de posts vamos ver como pode (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 20/02/2018, Cliques: 37
A internet é uma novidade que veio pra ficar, mesmo. Trabalhar com uma arquitetura nativa na nuvem é bem diferente, mesmo já trabalhando com microserviços. Nos últimos 6 meses eu trabalhei e (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 25/01/2018, Cliques: 37
Se você trabalha com desenvolvimento de software e ouve falar em práticas ágeis como TDD, CI, Pareamento etc. aqui vão alguns livros que me ajudaram bastante a entender as ideias por trás do (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 18/01/2018, Cliques: 43
Você já encontrou algum código e pensou: “Nossa, que código bom!”? (obs: ler com voz irônica). Talvez sim, mas provavelmente a proporção de base de códigos bom vs ruins é bem baixa. O que le (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 07/11/2017, Cliques: 53
Se você gosta de padrões de projeto e curte as publicações do blog, o livro Refatorando com Padrões de Projeto, um guia em Java é perfeito para você! Sobre o livro Se você já leu a série Mão (...)
Em: brizeno.wordpress.com, Publicado em 30/10/2017, Cliques: 69