/dev/Paulo Alves Júnior

/dev/Paulo Alves Júnior

Atualmente moro em São Paulo porém sou nordestino cabra da peste. Trabalhando a mais de 10 anos com desenvolvimento de software. Na maior parte do tempo Java para Web e todo o seu ecosistema, mas também com experiência em outras linguagens.

Atualmente:
Instrutor e Dev na Caelum
Participante de outros projetos OpenSource como o Mamute, Hurraa, dentre outros.
Ex-JugLeader do CEJUG - CEará Java Users Group
Formado em Sistemas de Informção pela FA7
Especialização em Desenvolvimento Ágil de Software também pela FA7
 

Blog

Últimos posts

No primeiro post, levantei a questão da confiança que o time do produto precisa ter para conseguir alcançar alguns marcos em DevOps, como chegar via CD (Continuous Delivery) em produção. Nes (...)
Em: Paulo Jr, Publicado em 19/07/2017, Cliques: 13
Quando falamos de DevOps é bem comum falarmos de estrutura de Delivery com Pipeline, onde o pacote que é gerado uma única vez, e é deployado em todos os ambientes da mesma forma. Em geral, t (...)
Em: Paulo Jr, Publicado em 12/07/2017, Cliques: 24
Docker! Essa tem sido a palavra do momento. Junto dela temos outras que se destacam nas empresas, dentre elas: DevOps. Mas na prática, o que é DevOps?? Tenho trabalhado em um grande projeto (...)
Em: Paulo Jr, Publicado em 08/05/2017, Cliques: 42
Quando falamos de monitoramento, podemos cair em dois problemas básicos de monitoramento de sistemas. O primeiro é simples: não ter monitoramento algum! Claro, esse é o pior dos mundos, poré (...)
Em: Paulo Jr, Publicado em 16/12/2015, Cliques: 186
Não importa qual tipo de aplicação você está trabalhando. Uma hora ou outra ela vai estourar exceptions e essa exception poderá chegar até o usuário. A questão é que, se não tratamos essas e (...)
Em: Paulo Jr, Publicado em 18/09/2015, Cliques: 164
Assim que configuramos nossa aplicação com Spring Security, é muito comum ficarmos bem feliz que o próprio framework por default já nos redirecione para a página que foi bloqueada após a aut (...)
Em: Paulo Jr, Publicado em 28/08/2015, Cliques: 241
A algum tempo atrás eu fiz Post no Blog da Caelum sobre como usar o Spring quase sem XML. Nesse post, diversos leitores comentaram ainda mais detalhes e formas sobre como fazer para não ter (...)
Em: Paulo Jr, Publicado em 14/08/2015, Cliques: 176
Hoje existem inúmeras formas de se trabalhar com Java para a Web. Os frameworks mais famosos que existem são SpringMVC, VRaptor que já está na versão 4, JSF 2, PlayFramework, dentre outros. (...)
Em: Paulo Jr, Publicado em 05/08/2015, Cliques: 232
Olá, esse é meu velhonovo blog que estou tentando escrever pela décima mais uma vez. :P De antemão, caso queiram saber mais sobre mim, basta ir na seção Sobre. Aqui pretendo escrever sobre o (...)
Em: Paulo Jr, Publicado em 01/08/2015, Cliques: 151